• Nathalia Granville

10 Dicas para um Ensaio Fotográfico

Você já pensou no que você poderia fazer para aproveitar ainda mais seu ensaio fotográfico? Se você já marcou o seu, ou, ainda não, mas gostaria de um dia fazê-lo, então dê uma olhada nessas dicas muito úteis que preparamos.

1. Busque inspiração

É sempre útil buscar por inspirações antes do ensaio, mesmo que você já tenha uma idéia do que quer. Salve algumas fotos de poses no Pinterest, as quais você sabe que se sentiria a vontade reproduzindo em frente a uma câmera, poses que te representam. Isso vai facilitar tanto para você, quanto para o fotógrafo na hora do ensaio.


2. Estude seus melhores ângulos Olhe-se no espelho, tire fotos com o celular de diferentes ângulos e poses. Todo mundo tem ângulos de si mesmo que gosta mais, e outros que gosta menos.


3. Converse antes com o fotógrafo e fale quais são suas expectativas

Isso é de extrema importância! Fale tudo o que espera desse ensaio, pois isso vai ajuda-lo a saber como atender da melhor forma às suas necessidades, e pode te ajudar a criar uma confiaça nele. Não exite em se expressar durante o ensaio também.


4. Esteja bem alimentado, hidratado e descansado

Não adianta ir para o ensaio esperando que seja tudo maravilhoso se você não dormiu direito ou dormiu demais, pois você se sentirá indisposto. O mesmo acontece quando não comemos e não estamos bem hidratados, você pode até passar mal, dependendo do clima e do ambiente a que estará exposto.


5. Prepare bem a pele

Hidrate a pele com algum hidratante não oleoso;

Cuidado para não usar um protetor solar com fator muito alto, pois eles podem deixar seu rosto muito branco;

Hidrate os lábios! É bem complicado ficar tirando aquelas rachaduras nos lábios de todas as fotos na pós produção.

6. Maquiagem

Principalmente em ensaios externos, dê preferência a uma maquiagens opacas e em tons neutros, pois estas tem mais chances de ficarem boas a luz do dia e combinarem com o cenário. Além disso, uma maquiagem muito escura ou com cores não discretas podem mudar seu rosto,e você acabar desgostando depois. Maquiagem, assim como roupas, segue tendências. Por isso,é mais seguro optar por tons neutros e discretos, que provavelmente ainda farão seu gosto daqui a alguns anos. Aposte em uma maquiagem de costume, aquela que você geralmente usa e combina com tudo. Também aposte no batom e nos cílios postiços, ou rímel.


7. Use cabelo solto

Tranças e penteados pode dar um charme e combinar com seu look, mas sempre solte os cabelos para poder brincar com eles durante a sessão.


8. Roupa

Assim como com a maquiagem, para fotografia, quanto mais discreta for a roupa, melhor. Claro que, a roupa deve representar quem você é, mas também não chamar mais atenção na foto que você. Estampas,e logos grandes... Nem pensar! As melhores cores de roupas para fotografia são as mais claras. Calma... O pretinho básico não é proibido, mas entre ele e o branco, e branco ganha, pois da mais destaque a pessoa.

Não esqueça de usar roupas confortáveis, que te façam sentir bem durante o ensaio.

Com relação ao número de looks a serem usadas no ensaio, o fotógrafo geralmente é quem estabele isso. O número de looks também pode depender de cada pacote que o fotógrafo oferece. Mas para um ensaio, geralmente 2 looks são o suficiente. Muitas trocas de roupa durante a sessão de fotos pode ficar cansativo tanto para a/o modelo, quanto para o fotógrafo, e atrapalhar a fluidez do ensaio. É interressante se usar roupas diferentes em ambientes diferentes. Por exemplo: Mulheres usarem um vestido num parque aberto, e uma calça jens e uma blusinha dentro de um lugar fechado.

Outra dica muito bacana para um ensaio de casal, ou de família, é que todos combinem as roupas, nos tons/estilo. Isso traz uma harmonia incrível na foto.


9. Se possível, carregue com você alguns ítens que podem te ajudar durante o ensaio

Lencinhos ou papeis absorventes são muito úteis para remover a oleosidade que naturalmente aparecem durante o ensaio;

Escova de cabelo, principalmente se o ensaio for em hambiente externo, pois provavelmente depois de um tempo você estará um pouco descabelada por causa do vento;

Maquiagem para retocar;

Cotonetes para limpar maquiagem borrada;

Objetos significativos para você. A fotografia é uma história sendo contada, então pense quais são as coisas que você poderia levar, que te ajudariam a contar para as pessoas a sua história. Como por exemplo um retrato, um livro, um instrumento, etc. [foto da rafa segurando o medalhão e outros clientes com outros objetos]

Última e uma das mais importantes dicas...


10. Chegue cedo!

Saia cedo de casa, calculando o tempo para chegar adiantado no ensaio, pois caso acontecer um imprevisto, você terá tempo de sobra para resolver o problema. Evite chegar atrasado, pois isso poupará você e todos aqueles que estão envolvidos no ensaio de qualquer estresse. Assim, seu ensaio fluirá da melhor forma e será um sucesso!



288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo