• Nathalia Granville

Convites de Casamento | Top 5 Coisas que Você Precisa Saber

Atualizado: 22 de Mai de 2020

O convite impresso é a primeira impressão que seus convidados tem do casamento. Não sabe por onde começar? Deixa com a gente, separamos as Top 5 coisas que você precisa saber sobre Convites de Casamento:


1. Quantidade.


O número de convites não é o mesmo número de pessoas que você espera na festa, então sempre conte os endereços na hora de confeccionar os convite, e é bom sempre fazer uma pesquisa com antecedência pra saber quem está namorado. Sempre adicione de 15-20 convites extras para pessoas que você pode acrescentar de última hora. Isso é bom principalmente se você vai mandar fazer os convites, a maioria das gráficas diminui o preço unitário pra uma quantidade maior. É sempre bom estar previnida.




2. Check tudo 3 vezes.


Não é ser paranóico, mas a última coisa que você quer é 300 convites impressos com o teu nome ou o local da cerimônia errado. Nunca confira tudo sozinha, ainda mais com olho cansado fica difícil perceber erros, então sempre peça para mais uma pessoa verificar se todas as informações estão corretas e se possível imprima pequenas quantidades para fazer uma prova.



3. Começe cedo.


Por mais óbvio que isso parece ser: Comece o planejamento dos convites cedo.A maioria dos casais manda os convites com cerca de 3-2 meses antes da data da cerimônia. Mas isso fica a critério de cada um. Mas lembre-se, se você for usar as fotos do ensaio de noivado ou precisar dessas fotos, pode ser legal mandar imprimir tudo junto. Então leve esses prazo em consideração.


4. O que escrever no convite?


Essa dúvida se dá principalmente pelo fato de que existem algumas regras que foram criadas para a construção de um convite padrão para casamentos formais. Podemos usar algumas dessas normas como princípio sim, mas hoje, um convite de casamento, deve ser feito de forma que melhor represente o casal e seu casamento.


Embora não existam regras, aqui vão algumas sugestões:

- No topo do convite, uma frase que represente o casal. Pode ser o trecho de uma música, poesia, escritura, etc. Alguns preferem a frase no final do convite, e outros optam por não usa-la.

- Nome dos pais do casal ou somente do casal. Antigamente, era tradição que os pais da noiva arcassem com os custos do casamento, portanto o nome dos pais vinham primeiro convidando, assim como diz a regra: "quem convida paga". Porém, os tempos mudaram e as tradições também. Fica então a critério do casal mencionar o nome dos pais no convite ou não (Alguns casais optam por mencionar os pais declarando que eles (o casal) receberam a benção de Deus pais).

- Brasão. Um brasão de convite de é um símbolo que possa representar o casal. Geralmente se usa as iniciais dos nomes dos noivos. Ele também pode ser inserido no selo do envelope. É um detalhe que pode trazer um toque de elegância, mas também é opcional.

- Data, horário, nome e endereço da cerimônia de casamento.

- Nome e endereço do local em que os convidados serão recepcionados após a cerimônia. Caso não haja recepção/comemoração após a cerimônia, o convite pode informar simplesmente que os noivos receberão os cumprimentos no mesmo locar, isso indicará que não haverá festa.

- Site de casamento, onde contém a confirmação de presença (RSVP), lista de presente e outras informações importantes do grande dia.

- Endereço dos pais dos noivos ou algum outro endereço para envio de presentes de casamento.

- Nome dos convidados no envelope. No verso do envelope ou em uma etiqueta anexada, você pode simplesmente escrever o nome da família ou o primeiro nome da pessoa que está sendo convidada.





5. Design.


O visual do convite deve representar muito bem os noivos e o seu casamento em cada detalhe, incluindo cores e fontes.

Cores: As cores do convite devem combinar com as cores da decoração e estilo do casamento. Geralmente se usam duas ou três cores em convites mais formais ou minimalistas: Uma principal para o fundo e mais uma ou duas para a cor do texto e detalhes. Hoje existe uma grande opções de cores que podem ser adicionadas a um convite e ainda deixá-lo elegante e até discreto. Mas, no caso de dúvida, as cores que combinam com quase todos os casamentos é o branco e dourado.

Estilo de fonte: A fonte do texto também pode caracterizar os noivos. Existem diversas opções de fontes textuais que você pode encontrar já no programa de edição do convite, ou baixar de graça na internet.





Separamos um lista com modelos de covites selecionados no Pinterest, pra acessar é só clicar aqui.



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo